terça-feira, 17 de julho de 2012
MULHERES DE DESTAQUE SÃO HOMENAGEADAS PELA LEGISLATIVO

Em reunião solene realizada em 08 de março, a Câmara Municipal comemorou o dia Internacional da Mulher em grande estilo, homenageando mulheres que vem destacando com brilhantismo nas áreas empresariais,educacionais ou sociais de nosso município.
“Com objetivo de prestar homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, unindo esta Casa, ao mundo inteiro que comemora este dia e ao mesmo tempo reflete sobre questões essenciais para que a mulher alcance plenitude de direitos, sem violência, e ao lado do homem transformar as realidades mais difíceis. Pensando nesta importante data, a partir de hoje será oficializado no Calendário da Câmara de Esmeraldas, homenagem ao Dia Internacional da Mulher,através de projeto de minha autoria.”com estas palavras o presidente João Costa abriu a sessão solene.
A solenidade que contou com a presença do prefeito Municipal Flávio Leroy e demais vereadores da casa, foi marcada de grande emoção, lágrimas misturavam em meio aos aplausos,de uma platéia que se rendia a estas personalidades de atuação tão destacadas na comunidade.
HOMENAGENS
ELIANA ROCHA PALHARES
Conhecida como D. Tuca, de tradicional família esmeraldense, ingressou na Prefeitura Municipal no ano de 1956. Seu instrumento de trabalho era a máquina de escrever manual. Rapidamente batia cheques, recibos e até notas de empenhos. Sempre alegre e acolhedora, passou por vários mandatos, pessoas diversas dentro da Prefeitura. Ensinou a muitos. Hoje D. Tuca esta homenagem é nosso reconhecimento por 46 anos de dedicação, de amor ao serviço público, prestado com leveza e consciência. Fica a certeza de que nossos corações estão neste momento emocionados e agradecidos a Deus, depois a Senhora por tanto que fez pelo nosso Município.
MARIA DAS GRAÇAS DE MORAES
Líder comunitária, mulher do povo. Conhecida como Maria de Ribeiro. Construiu com a ajuda de muitos a sede da Associação Comunitária Nossa Senhora Aparecida. Após 50 anos de história, tornou-se a primeira mulher eleita a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal no ano de 1992, sendo Presidente desta augusta Casa em 1998.Dedicou -se sua vida política às pessoas carentes, abrindo as portas de sua casa para acolhê-las nas mais diversas necessidades. Mais uma vez a Mulher com sua ousadia e poder rompe tratados e entra para a história.
MARINA SILVA DINIZ
Pessoa delicada, compassiva, que faz da sua vida doação constante para que outros tenham vida. Mãe exemplar, esposa dedicada, enfermeira e muitas vezes a médica do povo. Ministra da Sagrada Comunhão na Paróquia de Santa Quitéria, fundadora do Grupo de Terço há 20 anos. Em 1988, rompendo a tradição e escrevendo nova história é eleita Vice-Prefeita Municipal de Esmeraldas. Destemida, deu mais um passo, sendo eleita Vereadora da Câmara Municipal de Esmeraldas em 2000 . Pautou-se pela ética, sempre honrou com seus compromissos, na Câmara Municipal de Esmeraldas, não sendo registrado qualquer falta em reuniões desta Casa e de comissões, até mesmo em momentos quando estava impossibilitada de andar. Eis aqui um exemplo de mulher que assumiu a vida política como um serviço à sociedade, cumprindo-o com dignidade, responsabilidade e fiel ao povo esmeraldense que à escolheu.
DRA. MÁRCIA LÚCIA SOUZA VALARINI
Mãe, esposa, Médica pediatra, coordenadora do Curso de Noivos da Paróquia de Santa Quitéria, defensora do meio ambiente, palestrante em Escolas, Igrejas, preocupada com o desenvolvimento da infância e da Juventude, apaixonada pelo trabalho de salvar vidas, especialmente das crianças. Neste compromisso pela vida em 1996 elegeu-se Vereadora ocupando a Presidência desta Casa em 2000, exercendo seu mandato com firmeza, democracia, em prol das causas públicas mais essenciais a vida humana: saúde e educação. Como profissional médica tem desenvolvido e participado de vários projetos dentre eles: Saúde da Mulher, Programa da Criança que Chia, Sisprenatal, Comissão Materno e Infantil, dentre outros. Adotou Esmeraldas como sua terra, criando aqui sua família, conquistando grandes amizades, fazendo com sua presença a diferença em nossa sociedade.
ZULEICA GAVIÃO BRAGA BARBOSA
Ingressou na Prefeitura Municipal de Esmeraldas no ano de 1980, na Administração do saudoso Adilson Campolina de Rezende. Com eficiência, qualidade e ética vem conduzindo seu trabalho ao longo de 30 anos de serviço público. O Fazer, qualquer um faz, a diferença está no como se faz. E Zuleica se distingue no modo como executa as tarefas que lhe são atribuídas. Competência, eficácia, seriedade, humanidade, responsabilidade são parte do seu dia a dia. Esta Casa quer reconhecer e valorizar todos os servidores e Servidoras Municipais que dedicam sua vida para que o povo esmeraldense ou aqueles que se agregam de alguma forma ao nosso Município sejam bem atendidos.
ENY RODRIGUES SILVA
Psicóloga, mulher dinâmica e sensível as causas do povo, no ano de 1996 tomou posse na Câmara Municipal de Esmeraldas. Em 2001 ocupa o cargo de Presidente e imediatamente impõe um ritmo de trabalho voltado para a relação câmara/povo/sociedade. Nini como é conhecida , está sempre a frente das causas sociais, destacando-se na Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social implementando e aprimorando vários programas sociais. Teve a ousadia em ser primeira Mulher a disputar eleição como candidata a Prefeita, em nosso Município, incentivando a participação mais efetiva da mulher na vida política.
GEOVÂNIA RODRIGUES SILVA E SOUZA
Filha do nosso saudoso Lucas sapateiro e da nossa querida D. Guiomar,professora na Escola Municipal Joaquim Ribeiro Sobrinho, no bairro Dumaville. Geovânia está há 21 anos na profissão de educar. Segundo o grande Mestre Paulo Freire, ME MOVO COMO EDUCADOR, PORQUE PRIMEIRO ME MOVO COMO GENTE. ENSINAR NÃO É TRANSFERIR CONHECIMENTO, MAS CRIAR AS POSSIBILIDADES PARA A SUA PRÓPRIA PRODUÇÃO OU A SUA CONSTRUÇÃO Pautada nestas sábias palavras no dia a dia, nossa homenageada leva as crianças não só o conhecimento, mas a cidadania, o direito e o dever. Educar é arte. Arte que Geovânia leva a sério e faz disso a sua vida. Nosso reconhecimento a todos os educadores presentes, a todos que fazem parte do nosso Município que se sintam homenageados através de Geovânia
RICARDA MARIA FRANÇA
Diz o poeta Fernando Pessoa Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Pequena no tamanho, Ricarda é grande na formação intelectual, nas idéias e no coração. Formada em curso superior em enfermagem, há 24 anos dedica seu serviço a área de saúde do Município. Também Idealizadora do no Projeto SIS PRENATAL, participa ativamente dos projetos SISMAMA, SISCOLO, PROJETO SAÚDE DA MULHER, PROJETO CERTIDÃO,PARTICIPA DA COMISSÃO DE HUMANIZAÇÃO NO HOSPITAL 25 DE MAIO e Comissão que acompanha QUESTÕES DE MORTALIDADE MATERNO INFANTIL, juntamente com a Dra. Márcia e Projeto Semeando futuro Saudável Incentivadora do aleitamento materno, acompanha a gestante antes, durante e depois do parto. Presta serviço no Centro de Saúde Marilda Silva Lucas com amor, com interesse e eficiência. Pessoas assim como você Ricarda são tão humanas que parecem divinas.
CRESCÊNCIA CAMPOLINA DE JESUS
Filha de D. Maria Alves Campolina carinhosamente conhecida D. Cocota, parteira antiga e benfeitora da nossa comunidade, herdou de sua mãe o ofício de parteira. Pelas de D. Crescência muitos esmeraldenses vieram ao mundo. Mãe de 10 filhos, também é mãe adotiva, gerando de forma bela e singular filhos do coração. Olhos atentos a necessidade do povo Fundou a primeira creche, plantou a semente acolhendo crianças, que hoje creche estão na Creche criança esperança. Dona de espírito humanitário e acolhedor, sensível a dor do próximo se contenta em vestir os nus, dar pão a quem tem fome, de beber a quem tem sede. Seu exemplo de vida, de superação dos obstáculos, de carinho e amor, nos ensina que é preciso fazer a vida valer a pena. Os vereadores desta Casa reconhecem o valor da pessoa maravilhosa que a senhora e tudo que representa para seus familiares e para a nossa comunidade.
ELETÍCIS FERREIRA DE SÁ
Diretora e Educadora há mais de 30 anos da Escola Infantil Pingo de Gente, participante ativa dos movimentos cristãos,sendo inclusive coordenadora da Renovação Carismática,exemplo de mulher empreendedora, escolhida pela Fundação Dom Cabral para integrar o programa 10000mulheres,concorrido por mulheres de 80 países.
O SERAC – Serviço de Apoio ao Cidadão da Câmara de Esmeraldas, informa:
Estão sendo realizados gratuitamente na sede da Câmara Municipal os seguintes serviços:
- Solicitação e impressão gratuita de novo cartão do CPF;
- Impressão da Folha de Antecedentes Criminais;
- Agendamentos junto à Receita Federal;
- Impressão de certidões de quitação eleitoral.
Horário de 9:00 às 11:00h e de 14:00 às 17:00h.
Audiência Pública: Instalação de Sistema Prisional
A CÂMARA MUNICIPAL DE ESMERALDAS REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR SOBRE A POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE SISTEMA PRISIONAL NO MUNICÍPIO
Estiveram presentes representantes das comunidades, professores da escola cuja mantenedora é a Fundação referida, munícipes de diversas regiões, além, é claro, dos vereadores e autoridades convidadas. Compareceu o atual presidente da Fundação Caio Martins – Sr. Genilson Severino Ribeiro, o ilustre representante do Prefeito Municipal, Dr. Luiz Fernando Reis, os deputados estaduais Maria Thereza Lara e Sávio Souza Cruz.
Na terça-feira, vinte e oito de fevereiro do ano andante, aconteceu a audiência pública requerida pelas vereadoras Ivana Diniz Leroy Rizzo e Valéria Benevenuto Camargos com a finalidade de esclarecer, entender e debater sobre a hipótese aventada pelo Conselho deliberativo da Fundação Caio Martins, de implantação de um sistema prisional na região denominada Sítio Novo.
Estiveram presentes representantes das comunidades, professores da escola cuja mantenedora é a Fundação referida, munícipes de diversas regiões, além, é claro, dos vereadores e autoridades convidadas. Compareceu o atual presidente da Fundação Caio Martins – Sr. Genilson Severino Ribeiro, o ilustre representante do Prefeito Municipal, Dr. Luiz Fernando Reis, os deputados estaduais Maria Thereza Lara e Sávio Souza Cruz.
O plenário da Câmara permaneceu lotado durante todo o evento. Foram mais de três horas de oitivas e manifestações diversas.
A tônica prevalente na quase totalidade dos manifestos populares foi bastante enfática. Convergiram os pensamentos no sentido da contrariedade de permitir que um centro de formação educacional se transforme em local de detenção. Todos que explanaram demonstraram elevado nível de civilidade e discernimento, uma cultura peculiar e congruente à opção de formar cidadãos para que futuramente não seja necessário punir.
Professores, ex-alunos, representantes de classe, empresários, os próprios deputados presentes, todos debateram de sobejo o assunto, trazendo à tona a convicção de que Esmeraldas carece de instalação de cursos técnicos profissionalizantes, de uma estrutura educacional melhor. Que a Fundação Caio Martins deve ser tratada com mais zelo e dedicação pelos poderes e em suma, que a construção de qualquer unidade prisional no município, não deve prescindir de análise das tantas circunstâncias impactantes – sejam de cunho ambiental, sejam de cunho sócio-econômico.
Ao final, concluídas as sábias ponderações dos parlamentares estaduais e após alcançado o amplo e elevado debate, o Presidente da Câmara reafirmou o compromisso da Casa Legislativa no detido trato da questão e determinou a feitura do relatório circunstanciado do que fora discutido para posteriores medidas.
Câmara Municipal de Esmeraldas em parceria com a Assembleia de Minas Gerais instala o PROCON ONLINE no município |
Esmeraldas está na vanguarda dos municípios mineiros graças ao Convênio realizado entre a Câmara Municipal e a Assembléia Legislativa para implantação do “Procon on line”.
Trata-se de uma parceria que permitirá aos cidadãos esmeraldenses formalizar suas reclamações junto à Procuradoria do Consumidor por intermédio do atendimento da Câmara Municipal.
A assinatura do convênio foi marcada com uma solenidade em que estiveram presentes o Gerente Geral do Procon Assembléia, Marcelo Teixeira Barbosa, representantes do Deputado Estadual Dinis Pinheiro, o Deputado Sávio Souza Cruz, o Prefeito de Esmeraldas e o Presidente da Câmara João Costa. Todos ressaltaram o avanço que a iniciativa trará para as relações consumeristas.
O serviço está disponível desde o dia 13 de março deste ano e funciona no horário de 9:00 às 11:00h e de 14:00 às 17:00h na sede da Câmara. Ao consumidor interessado, basta procurar pela servidora Ranaly Elias, responsável pelos encaminhamentos das demanda.
Câmara aprova LDO 2013
A Câmara de vereadores aprovou a LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA(LDO) lei que visa dar parâmetros para elaboração do Orçamento de 2013. Após intensa discussão na Audiência pública, a sociedade civil, juntamente com legislativo e executivo chegaram a um consenso apresentando emendas ao anexo de prioridades, delineando pontos cruciais para a administração no próximoano.
Pode -se destacar a grande preocupação da comunidade com o crescimento populacional desenfreado, e a necessidade de medidas como revisar o plano diretor, e regularização fundiária no intuito de disciplinar e ordenar a ocupação habitacional em nosso município.
Câmara define número de cadeiras para próxima legislatura
A Câmara Municipal em sessão ordinária realizada no último dia 05/06 aprovou em segundo turno emenda a lei orgânica que fixou o número de 11(onze) cadeiras a vigorar para próxima legislatura. É bom ressaltar que os vereadores já tinham definido a questão anteriormente através de resolução, entretanto, a justiça eleitoral determinou que o procedimento deveria ser através de emenda à lei orgânica.
Os vereadores, João Costa, Glacialdo de Souza Ferreira, Marcelo Nonato Figueiredo, argumentaram, que apesar da legislação permitir a criação de mais cinco cadeiras, o bom senso prevaleceu, a câmara de forma responsável, criou somente uma cadeira, e foram unânimes em afirmar que para o legislativo desempenhar suas atividades com maior eficácia,é necessário que aprimore as suas condições estruturais,para que tenham ferramentas adequadas para exercerem condignamente seus mandatos, e para tal, é fundamental que não sejam oneradas as despesas orçamentárias.
Processo Licitatório 00055 - Convite 0006
Abertura do Processo Licitatório 00055, Modalidade Convite Nº 006, do tipo menor preço, cujo OBJETO é Materiais permanentes, referentes a equipamentos de informática.
Clique no link abaixo para baixar o extrato.
http://www.camaraesmeraldas.mg.gov.br/site/index.php/component/jdownloads/finish/11/36?Itemid=0
FONTE: http://www.camaraesmeraldas.mg.gov.br/site/index.php/noticias/14-noticias-em-destaque/31-processo-licitatorio-00055-convite-0006
FONTE: http://www.camaraesmeraldas.mg.gov.br/site/index.php/noticias/14-noticias-em-destaque/31-processo-licitatorio-00055-convite-0006
Ex-vereador recebe homenagem
Foi inaugurado no último dia 30/06 o novo Mercado Municipal, denominado CARLOS ANTONIO FERREIRA que deverá representar uma nova era para o pequeno produtor de Esmeraldas que terá um espaço digno para vender sua produção. A justa Homenagem ao ex-vereador CARLOS ANTONIO FERREIRA foi iniciativa do Executivo Municipal e contou com aprovação unânime dos vereadores.
CARLOS ANTÔNIO FERREIRA, mais conhecido como “CARLÃO” nos deixou muito cedo, vitimado em acidente trágico, filho de família tradicional de BOA VISTA, foi vereador na gestão 1982/1988, destacando-se com uma postura ética e combativa. Em 1992, passou em concurso público, tornando-se servidor efetivo municipal, a partir dai começou uma carreira bem sucedida, atuando sempre de forma brilhante, o que levou o ex prefeito Dr Márcio Belém a convidá-lo a ser o Secretário Municipal de Agricultura na gestão 2001/2004. Carlão caiu como uma luva na pasta, homem de raízes identificadas com o meio, representou o grande divisor de água, para o pequeno produtor rural, com a sua determinação visualizou novos ares para esta classe tão órfão de incentivos. Com uma característica própria, pouco parava na secretaria, optando sempre em estar lado a lado com o agricultor, buscando sempre novos horizontes, e em parceria com a Emater estimulou a plantação de horta comunitária, adquiriu mudas de qualidade e repassou aos produtores para melhorar as condições dos pomares, implementou programa piloto de plantação de goiabas na região do Riacho,dentre outros;foi um aliado incansável deixando na memória do agricultor esmeraldense uma eterna gratidão.
Os símbolos do município de Esmeraldas, de acordo com o disposto no art. 1º, § 3º, da Constituição Federal são:
- Brasão
- Bandeira municipal
- Hino
Brasão de Armas do Município de Esmeraldas e seu emblema representativo
O Brasão
A Câmera Municipal de Esmeraldas, por seus representantes legais, decretou e o Executivo sancionou a Lei n. 763, de 12 de outubro de 1979, criando o brasão de Esmeraldas, que entra para a heráldica brasileira.
Descrição Heráldica
- Coroa - simboliza a origem portuguesa do município.
- Cinco pedras de esmeraldas na coroa - simbolizam as riquezas minerais do município, principalmente a pedra que lhe deu o nome.
- Chaminé - simboliza a industria do município.
- Gado - simboliza a pecuária, bastante difundida no município.
- Milho e café - simbolizam a agricultura, uma das fontes de renda do município.
- A faixa - representa a criação e a emancipação de Esmeraldas.
Hino Municipal
Esmeraldas...Esmeraldas...
És do Brasil a pedra preciosa
Esmeraldas...Esmeraldas...
Cidade mais formosa
Trilhando os caminhos do coração,
Aqui chegamos pra amar,
Com fé, força e união,
Construir nosso verdadeiro lar.
Terra de porvir e labor ...Fazenda Vereda,
Casarão Santo Antônio... História gigante,
Bênçãos de Nossa Senhora Aparecida,
Que nos protege do alto do mirante.
Esmeraldas arte pura,
Da história e da cultura
Cidade de grandes pintores,
Poetas, músicos e escritores.
Turismo, culinária,
Agricultura, pecuária,
Trabalho de um povo ordeiro,
Feliz e hospitaleiro.
Bonitas matas,
Rios, cachoeiras,
Natureza exuberante,
Esmeraldas tão brilhante.
Fatos Interessantes
- Conta-se que a cidade recebeu o nome de Esmeraldas porquê alguns componentes da bandeira de Fernão Dias Paes Leme encontraram na região pedras verdes (turmalinas), que pensaram ser esmeraldas.
- O nome "Esmeraldas" é uma alusão a Fernão Dias Paes Leme, pelo fato de a cidade integrar a rota dos bandeirantes.
- O antigo retábulo da fazenda Serra Negra encontra-se no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto.
História dentro da História
Uma história importante
A rememoração de fatos e figuras de sua história situa Esmeraldas entre os municípios mais representativos de Minas. De fato, além de mostrar em âmbito domestico uma vida toda feita de passagem muito interessantes, exalta, extraordinariamente, a sua representatividade histórica perante o Estado e o País, em virtude da expressiva participação de seus representantes em celebres acontecimentos da vida regional e nacional.
Assim ocorreu no Movimento da Independência, com profícua atuação do Visconde de Caeté; na Guerra do Paraguai, com voluntários quiterienses destacados por bravura; na Revolução Liberal de 1842, com o batalhão de Santa Quitéria, sob liderança de Dona Ana Filipa de Santiago e familiares muito ilustres; e na II Guerra Mundial, com o elogiado desempenho dos expedicionários esmeraldenses, expressamente recomendados pelos comandos das tropas por atos de destemor. Santa quitéria, hoje Esmeraldas, deu dois presidentes a Província de Minas Gerais, em luminosas carreiras políticas: o Visconde de Caeté e o desembargador Quintiliano José da Silva, além de um terceiro, o adotivo fervoroso que foi Melo Viana, também senador e vice-presidente da republica.
A rememoração de fatos e figuras de sua história situa Esmeraldas entre os municípios mais representativos de Minas. De fato, além de mostrar em âmbito domestico uma vida toda feita de passagem muito interessantes, exalta, extraordinariamente, a sua representatividade histórica perante o Estado e o País, em virtude da expressiva participação de seus representantes em celebres acontecimentos da vida regional e nacional.
![]() |
Fernando de Mello Viana Senador e Vice-presidente da República 1926-1930 |
Patrimônio Cultural
Casarão da Fazenda Santo Antônio
O Casarão é tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artísticos de Minas Gerais (IEPHA), o casarão é um solar antigo, da tipologia colonial e que se destaca na paisagem pelo seu porte imponente do barroco mineiro. Localizado na estrada que liga ao povoado de Urucuia, a cerca de 4km do centro do município, este foi residência do BARÃO VISCONDE DE CAETÉ, o primeiro PRESIDENTE DA PROVÍNCIA de Minas Gerais.
Igreja Matriz
A Igreja Matriz de Santa Quitéria, em estilo modernista, destaca-se por sua presença na história do município. Fica localizada na praça Getulio Vargas no centro do município. Sua imponência paisagística é visível a todos seus visitantes.
Cristo Redentor
FONTE: http://www.simplesmenteesmeraldas.xpg.com.br/historia.html
O Casarão é tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artísticos de Minas Gerais (IEPHA), o casarão é um solar antigo, da tipologia colonial e que se destaca na paisagem pelo seu porte imponente do barroco mineiro. Localizado na estrada que liga ao povoado de Urucuia, a cerca de 4km do centro do município, este foi residência do BARÃO VISCONDE DE CAETÉ, o primeiro PRESIDENTE DA PROVÍNCIA de Minas Gerais.
Igreja Matriz
A Igreja Matriz de Santa Quitéria, em estilo modernista, destaca-se por sua presença na história do município. Fica localizada na praça Getulio Vargas no centro do município. Sua imponência paisagística é visível a todos seus visitantes.
Cristo Redentor
O Cristo Redentor é um local turístico que possibilita a seus visitantes uma paisagística de centro de Esmeraldas. Além da visão espetacular de Esmeraldas ainda proporciona a seus visitantes um pouco de paz esperitual, pois é um monumento religioso, e ainda fica situado ao lado de uma linda capelinha.
FONTE: http://www.simplesmenteesmeraldas.xpg.com.br/historia.html
Santa Quitéria
Com sua economia baseada na agricultura, o povoado de Santa Quitéria cresceu muito lentamente. Mais de um seculo depois de sua fundação é que o Decreto Imperial de 14 de julho de 1832, assinado pelo regente Feijó, criou a freguesia de Santa Quitéria, à qual ficou subordinada o curato de Sete Lagoas.
A Lei Estadual nº 2, da Primeira República, de 14 de setembro de 1891, confirmou o Decreto Imperial de 1832.
A Lei Estadual n. 319, de 16 de setembro de 1901, criou o município de Santa Quitéria, com território desmembrado de Sabará.
Em 2 de janeiro de 1902, foram solenemente instalados o município e a Câmera Municipal da Vila. Compunha-se de quatro distritos: Sede da Vila de Santa Quitéria, Contagem, Capela Nova de Betim e Vargem do Pântano (atual Ibirité), todos desmembrados de Sabará.
A Lei Estadual n. 893, de 10 de setembro de 1925, elevou a Vila de Santa Quitéria à categoria de cidade, de igual nome. O Decreto Lei n. 1.058, de 31 de dezembro de 1943 (Estado Novo), mudou a denominação do Município e da cidade de Santa Quitéria para Esmeraldas, decreto, em homenagem a Fernão Dias Pais, o Caçador de Esmeraldas, que por ali passou e deu inicio à nossa história, em 1674.
Hoje, com a boa infra-estrutura urbana, dotada dos serviços essenciais, a cidade e sede do prospero município que dista 60 km de Belo Horizonte, tendo sua base econômica no setor primário: a bovinocultura, principalmente leiteira; e a agricultura, com predomínio da produção de hortifrutigranjeiros.
A Lei Estadual nº 2, da Primeira República, de 14 de setembro de 1891, confirmou o Decreto Imperial de 1832.
A Lei Estadual n. 319, de 16 de setembro de 1901, criou o município de Santa Quitéria, com território desmembrado de Sabará.
Em 2 de janeiro de 1902, foram solenemente instalados o município e a Câmera Municipal da Vila. Compunha-se de quatro distritos: Sede da Vila de Santa Quitéria, Contagem, Capela Nova de Betim e Vargem do Pântano (atual Ibirité), todos desmembrados de Sabará.
A Lei Estadual n. 893, de 10 de setembro de 1925, elevou a Vila de Santa Quitéria à categoria de cidade, de igual nome. O Decreto Lei n. 1.058, de 31 de dezembro de 1943 (Estado Novo), mudou a denominação do Município e da cidade de Santa Quitéria para Esmeraldas, decreto, em homenagem a Fernão Dias Pais, o Caçador de Esmeraldas, que por ali passou e deu inicio à nossa história, em 1674.
Hoje, com a boa infra-estrutura urbana, dotada dos serviços essenciais, a cidade e sede do prospero município que dista 60 km de Belo Horizonte, tendo sua base econômica no setor primário: a bovinocultura, principalmente leiteira; e a agricultura, com predomínio da produção de hortifrutigranjeiros.
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Fazenda Dona Isabel, começo do povoado
A historia do município de Esmeraldas, que na época de seu povoamento chamava-se "Santa Quitéria", esta ligado ao sonho de Fernão Dias Pais, que desbravou uma parte do sertão mineiro em busca das valiosas pedras verdes. Por volta de 1674, o bandeirante paulista chegou a região, ficando por longo tempo pesquisando os ambicionados tesouros ocultos. Como todo bandeirante, Fernão Dias possuía um roteiro, o mapa da mina, que indicava que muito alem, ao norte da capitania, estava a famosa serra Resplandescente, que seria um reduto de pedras preciosas, talvez esmeraldas, a flor da terra. Em busca da concretização de seus sonhos, aproximadamente um ano depois, deixou a região do nosso município, ainda anonima e despovoada, e partiu para o Eldorado do Norte. Ali chegando, fundou o arraial do Itacambira, como afirma o historiador Diogo de Vasconcelos.
Apos a passagem de Fernão Dias, o povoamento da região só teve inicio trinta anos mais tarde. Muitos que acompanhavam Fernão Dias, incluindo os irmãos coelho, passaram por certo trecho da estrada que ligava Pitangui a Sabará. Atraídos pela beleza panorâmica da região e pela amenidade de seu clima, resolveram ali permanecer para se dedicarem à agricultura.
Depois deles, outros vieram, destacando a figura do alferes Miguel da Silva Fernandes, a que se atribuem os mais relevantes serviços prestados ao povoamento que surgia. As primeiras contruções pareceram na Fazenda da Dona Izabel, entre elas a capela sob a invocação de Santa Quiteria, cuja imagem e altar foram trazidos de Portugal pelos irmaos Coelhos. Ate hoje permanecem como reliqueas historicas na Igreja Matriz de Santa Quiteria. Na época, essa capela, que serviu de nucleo ao povoado, recebeu o nome de Santa Quiteria. A Fazenda Dona Isabel, teve mudada a sua denominação para a Fazenda de Santa Quiteria. Na metade do seculo XVIII na decada de 1750, o capitão Antonio Barbosa Leão, proprietário da Fazenda Santa Quitéria, doou os Territórios que passaram a constituir o patrimônio da capela.
A doação foi mis tarde confirmada pelo novo proprietário, o Coronel Luiz José Souto, conforme escrituras de 24 de março de 1773.
A doação foi mis tarde confirmada pelo novo proprietário, o Coronel Luiz José Souto, conforme escrituras de 24 de março de 1773.
Vamos conhecer a nossa História, a historia de nossa gente
![]() |
Fernão Dias Pais O Caçador de Esmeraldas |
que penetrou, em junho de 1674, no vale do Paraopeba. Faziam parte desta expedição três irmãos com o sobrenome Coelho, naturais de São Paulo. Estes, em vez de sonhar com fantásticas pedrarias, procuravam um lugar ameno e fértil onde pudessem praticar a agricultura.
Quem são nossos vizinhos ?
Norte: Fortuna de Minas, Cachoeira da Prata, Inhaúma e Sete Lagoas.
Leste: Capim Branco, Matosinhos, Pedro Leopoldo, Ribeirão da Neves e Contagem.
Sul: Betim
Oeste: Juatuba, Florestal, Pará de Minas e São Jose da Varginha.
Leste: Capim Branco, Matosinhos, Pedro Leopoldo, Ribeirão da Neves e Contagem.
Sul: Betim
Oeste: Juatuba, Florestal, Pará de Minas e São Jose da Varginha.
Resumindo
Esmeraldas, um dos 34 municípios integrantes da região metropolitana de belo horizonte, esta sinuada na região central do estado de Minas Gerais, no campo das vertentes. Seu território e montanhoso, sendo a serra negra o acidente geográfico mais importante.
E o maior município da região metropolitana de belo horizonte, ocupando uma areá de 943 km², ou 16% do total.
Sua população e 58.225 (Censo de 2010).
É banhada por vários cursos de aguá, todos pertencentes à bacia do rios São Francisco.
Sua posição geográfica permite, por meio de rodovias asfaltadas, fácil acesso as grandes capitais: Belo Horizonte, 60 km; Rio de Janeiro, 485 km; São Paulo, 590 km; Brasilia, 720 km; e Vitória, 780 km.
Esmeraldas possui 3 distritos - Sede, Andiroba e Melo Viana - e 20 povoados
No Planeta
Agora, você verá a nossa cidade em um contexto maior e, então, a localização do nosso Estado em relação ao Brasil e aos continentes e oceanos, representados no mapa - múndi.
Na América do Sul
Também estamos na América do Sul ?
Sim. Também somos americanos, pois nosso pais e parte da América do Sul. Veja no mapa o Brasil, no contexto sul - americano, juntamente com os seguintes países:
Sim. Também somos americanos, pois nosso pais e parte da América do Sul. Veja no mapa o Brasil, no contexto sul - americano, juntamente com os seguintes países:
País |
Capital |
Moeda |
Argentina | Buenos Aires | Peso argentino |
Bolívia | Lapaz | Peso boliviano |
Brasil | Brásilia | Real |
Chile | Santiago | Peso chileno |
Colômbia | Bogotá | Peso colombiano |
Equador | Quito | Sucre |
Paraguai | Assunção | Guarani |
Peru | Lima | Sol novo |
Uruguai | Montividéu | Peso uruguaio |
Venezuela | Caracas | Bolivar |
Guiana | Georgetown | Dolar guianense |
Guiana Francesa | Caiena | Euro |
Suriname | Paramaribo | Florim do suriname |
No mapa do Brasil
Agora, você verá o nosso Estado e o nosso Município, Esmeraldas, em um contexto maior, no Brasil.
Minas Gerais é uma poção importante deste País de dimensões tão grandes. O Brasil ocupa uma área de 8.547.403,5 km². Localiza-se no hemisfério sul, no continente americano.
É o quinto maior País em extensão territorial. E nós pertencemos a este gigante !
Nosso Município ocupa uma de 943 km² .
O Brasil possui 5.562 Municípios. A sua população atual é de 190.732.694 habitantes (Censo de 2010).
Minas Gerais é uma poção importante deste País de dimensões tão grandes. O Brasil ocupa uma área de 8.547.403,5 km². Localiza-se no hemisfério sul, no continente americano.
É o quinto maior País em extensão territorial. E nós pertencemos a este gigante !
Nosso Município ocupa uma de 943 km² .
O Brasil possui 5.562 Municípios. A sua população atual é de 190.732.694 habitantes (Censo de 2010).
No mapa de Minas Gerais
Essa pergunta exige uma resposta bem precisa. Afinal, não podemos estudar uma região ou uma área qualquer sem saber onde ela se situa.
Vejamos, em primeiro lugar, como Minas Gerais: sua forma, dua dimensão, seus limites e a que região pertence.
Conforme mostra o mapa acima, o nosso estado limita-se com Goiás, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Está localizado ao nordeste da região sudeste com uma área de 588.384 km². O quadro morfológico compreende cinco unidades de relevo: Planalto Cristalino, Serra do Espinhaço, Depressão do São Francisco, Planalto Ocidental e Planalto Basáltico. Os principais rios são: rio São Francisco, rio Pardo, rio Jequitinhonha, rio Paranaíba, rio Grande, rio Doce, rio Prata, rio Araguari, rio Mucuri e rio das Velhas.
Clima: tropical, tropical de altitude e mesotérmico de altitude.
Vejamos, em primeiro lugar, como Minas Gerais: sua forma, dua dimensão, seus limites e a que região pertence.
Conforme mostra o mapa acima, o nosso estado limita-se com Goiás, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Está localizado ao nordeste da região sudeste com uma área de 588.384 km². O quadro morfológico compreende cinco unidades de relevo: Planalto Cristalino, Serra do Espinhaço, Depressão do São Francisco, Planalto Ocidental e Planalto Basáltico. Os principais rios são: rio São Francisco, rio Pardo, rio Jequitinhonha, rio Paranaíba, rio Grande, rio Doce, rio Prata, rio Araguari, rio Mucuri e rio das Velhas.
Clima: tropical, tropical de altitude e mesotérmico de altitude.
Assinar:
Postagens (Atom)