Apos a passagem de Fernão Dias, o povoamento da região só teve inicio trinta anos mais tarde. Muitos que acompanhavam Fernão Dias, incluindo os irmãos coelho, passaram por certo trecho da estrada que ligava Pitangui a Sabará. Atraídos pela beleza panorâmica da região e pela amenidade de seu clima, resolveram ali permanecer para se dedicarem à agricultura.
Depois deles, outros vieram, destacando a figura do alferes Miguel da Silva Fernandes, a que se atribuem os mais relevantes serviços prestados ao povoamento que surgia. As primeiras contruções pareceram na Fazenda da Dona Izabel, entre elas a capela sob a invocação de Santa Quiteria, cuja imagem e altar foram trazidos de Portugal pelos irmaos Coelhos. Ate hoje permanecem como reliqueas historicas na Igreja Matriz de Santa Quiteria. Na época, essa capela, que serviu de nucleo ao povoado, recebeu o nome de Santa Quiteria. A Fazenda Dona Isabel, teve mudada a sua denominação para a Fazenda de Santa Quiteria. Na metade do seculo XVIII na decada de 1750, o capitão Antonio Barbosa Leão, proprietário da Fazenda Santa Quitéria, doou os Territórios que passaram a constituir o patrimônio da capela.
A doação foi mis tarde confirmada pelo novo proprietário, o Coronel Luiz José Souto, conforme escrituras de 24 de março de 1773.
A doação foi mis tarde confirmada pelo novo proprietário, o Coronel Luiz José Souto, conforme escrituras de 24 de março de 1773.
Nenhum comentário:
Postar um comentário